Os custos que trazem uma atitude veidadeiramene Altruista.
- Luiz Antonio da Silva - Psicólogo Clinico.
- 8 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Definir o altruísmo nos dias de hoje envolve muita reflexão aos possiveis questionamentos que realmente possam complementar na compreensão desta importante atitude tão extinta "now a days".
As bases do pensamento reducionista como descreve Edgar Morin(2002) na sua teoria do pensamento complexo, pode complementar para a compreensão de tamanho comportamento de ajuda ao próximo ao que envolve o dever moral à preservação da vida contribuindo assim para o bem estar e qualidade de vida.
Em uma das possiveis definições, o altruísmo, em termos estritamente biológico pode ser entendido como um padrão de comportamento envolvendo que pode lhe trazer custos e prejuízos imediato naõ esperando nada em troca, objetivando beneficios a outrem.
O padrão de pensamento acerca da atitude que realaciona o altruísmo aos comportamentos de preservação do bem comum, podem apontar custos e interferir nesta importante ação para a qualidade de vida no mundo.

Assim como a ciência moderna tem a sua origem metodológica , definir o altruismo e relaciona-lo a vida envolve critérios importantes desde a parte mais simples expressa na ajuda de uma pessoa atravessar a rua, ou a se prestar em doar sangue ou até mesmo um orgão vivo para alguém desconhecido ou parente.
Não há como falar da atitude altruísta sem envolver a parte de um sentimento hoje incluso nos estudos científicos na literatura, e portanto o mais nobre dos sentimentos:
O amor que cuida, preserva e liberta.
O amor racional.
O amor que nos faz pensar de forma coerente e não sentimento de posse e egoísta.
Assim como a reação a fome, o apetite tem a sua forma e função mas são coisas distintas.
Veja.
O amor tem se mostrado no mundo moderno, que além de um sentimento que envolve avassaladora emoção, a sua forma cientifica tem apontando muitos fenômenos comprovados dentro das habilidades sociais e portanto um dos grandes responsaveis pela banalização da vida quando ausente dos arredores, complexidades tem as suas várias definições como demonstra a literatura que busca definir seu papel na sociedade.
É também importante entende-lo de forma racional para que possa de fato se tornar uma atitude de crescimento e preservação.
Não penso que se dispor de algo que não existe dentro de nós possa de fato ser consistente para nossa qualidade de vida e consequentemente para alguém quando não bem definid tal adjetivoo. Afinal de contas amar alguém pode significar muito, e não amar mais ainda quando não se é correspondido.
O amor: Será que fazer tudo para alguém seria uma atitude altruísta mesmo colocando nossa própria vida em risco?
A resposta: "pode ser que sim ou não". O que definirá a sua resposta é justamente o nível de alcance e consequentemente do altruísmo de cada pessoa.
As primeiras relações e aprendizado envolvendo situações, palavras, imagens que estabelecemos com o mundo podem contribuir e nos fazer pensar ser a base de nossa visão de mundo interno tendo como reflexo do expelho comportamentos de inclusão, exclusão ou omissão.
É para pensar..