top of page
Buscar

Sexualidade, Relacionamento Amoroso e Sexo na Terceira Idade

  • Luiz Antônio da Silva-Psicólogo Clinico.
  • 7 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Há quem diga que a terceira idade tem as suas vantagens e desvantagens quando falamos das questões relacionadas a idade, prazer físico, reações fisiológicas e principalmente ao sexo.

No ano de 2010, o Brasil possuía mais de 20,5 milhões de pessoas com idade igual oumaior que 60 anos. O aumento da população idosa se reconfirmou mais recentemente emlevantamento desenvolvido pelo IBGE (2014), na publicação dos dados da Pesquisa Nacionalpor Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de 2013. De acordo com a PNAD, os idososrepresentavam 12,6% da população no ano de 2012 e, em 2013, 13%. A estimativa decrescimento é que até o ano de 2050, cerca de 29% da população tenha 60 anos ou mais.Mesmo com esses dados expressivos, pouco se conhece sobre o amor e sexo no processo doenvelhecimento.

O amor é uma construção social, variável e individual.

As mudanças biopsicosociais e culturais envolvendo esta parcela populacional, os idosos, permanecem com a sexualidade latente, ela não morre, podendo o sexo ser ajustado a esta fase da vida de forma satisfatória e principalmente prazerosa, quando aceita e compreendida.

Sexualidade pode ser: o perfume que eu gosto, o batom predileto, a roupa intima mais confortável, o banho longo de água morna, o espelho inseparável que te endossa a viagem do belo para o belo, a mão dada com o outro, um sapato diferente,o vestido bonito, pentear o cabelo, todas as coisas que nusamos e que nos sentimos de certa forma bonitos e com bem estar. Sexualidade é quando desejamos estar bem para as pessoas com intuitotambém de receber elogios de vai em frente.

Estudos e teorias envolvendo o sentimento do amor erótico, aquele que o outro procura no outro, tem muito a contribuir para comprovação da tese de que o amor, sexualidade e sexo são importantes para um fim da vida com a sensação de dever cumprido, de ser feliz.

Nem sempre que falamos do amor erótico, estamos falando só de sexo, ou aquilo que é para uns profano mas das representações simbólica contidas nas mais variadas experiências da vida, e elas podem ser sagradas, afinal são provas da existência de amor(Silva;2015).

O Psicólogo Norte Americano Robert Stenrberg comprova na sua teoria triangular do amor, que o amor neste contexto da vida terceira, quando também pensado de forma racional e inteligente, traz através de uma intimidade bem desenvolvida, pautada na confiança e no respeito, a longevidade amorosa consistente e robusta é inevitável, recontextualizando a paixão e os seus efeitos fisiológicos nesta fase, consolidando um compromisso de manter a relação ainda maior, usando de ludicidade, o que alivia as reações fisicas com o avançar da idade entre os idosos (Silva,2015).

As pesquisas que apontam as mudanças erodidas causadas pelo tempo acerca da vida podem ser controladas até certo ponto, porém são inevitáveis, não poderia ser diferente com relação ao amor, e tudo que dele provém.

As relações que um dia tiveram mais foco na paixão quando não regadas e preservadas pelo diálogo assertivo e de forma inteligente tem as suas alterações e aparecem desgastadas. A não ser que se queira manter-se no caminho da prisão angustiante de uma relação sem emoção e honesta, oque só resultararia o infortunio.

Segundo os estudos e teorias que discorrem sobre as relações amorosas, a paixão é mais evidenciada não só pelo psicológico mais associada as reações ao nivel biofisico, oque faz com que o parceiro se encante mais ainda pelo objeto desejado. Existem pessoas que só se mantem em uma relação amorosa se estiver apaixonada, já outras pensam que o amor mais focado nos diálogos intimos, são mais importantes por conta de outros elementos, como: suas opiniões sobre a vida, projetos de construção a dois, filhos, social, familia e amigos individuais bem como os livros. Há outros preocupados somente em manter-se bem e seguro vislumbrando um outro que pode trazer muito mais uma vida financeira estável onde o que é meu é seu, e por isso tudo vale a pena, claro que no mundo deste tipo de parceiros.

O amor é vazio," none love".

Pois bem, as teorias que estudaram o amor corrobora através de uma grande maioria queé a intimidade o ponto mais favorável para a durabilidade das relações relativas ao amor, e isso também principalmente para os velhos.

Conforme Hendrick e Hendrick (2002) as mulheres entendem o desejo sexual como amor, intimidade e compromisso enquanto para os homens é atividade sexual. As mulheres adotam uma orientação no sexo mais relacional e centrada na pessoa enquanto os homens, mais recreacional e centrada no corpo.Silva(2015)

Quando se houve um dia muita paixão, muito sexo, e as reações na maioria das vezes além de sentidas e vividas foram conversadas de forma respeitosa e confiável, hoje o compromisso de manter-se junto com alguém e envelhecendo junto com este alguém pode continuar sem restrições desde que se compreenda e aceite a dádiva da longevidade do amor ao longo da vida mesmo velha.


 
 
 
Roberto Amaral -
Empreendedor, Palestrante e Autor
  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Plano de Negócios
Escrevendo de A-Z

 

CURSO GRATUITO
(Valor Normal R$250)
 

Saiba tudo que você precisa para criar um plano de negócios para o seu empreendimento!

Business Plan

Writing A-Z

 
FREE COURSE
(Valued at $250)
 

Learn all you need in order to create a

stellar business plan for your endeavor!

Meu Livro
 

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo espaço para você contar sua história para que seus usuários saibam um pouco mais sobre você.

Procure por Tags
Botão
bottom of page